segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Massagem e psicanálise cristã




Em meu consultório de psicanálise, preciso aplicar sempre os seguintes princípios bíblicos:


"Examinai tudo e retende o bem"
 I Tessallonicentes 5:21
"Fiz-me de tudo para todos para por todos os meios
 chegar a salvar alguns"
I Cor. 9:22
"Procurai com zelo os melhores dons e Eu vos mostrrei
um caminho ainda mais excelente"
I Cor. 12:31


Assim é que  introduzi nos casos em que se fizerem necessários, a massagem  relaxante no tratamento de meus clientes.


Levando a massagem de conforto, técnica de enfermagem, para a clínica de psicanálise cristã, passo a atender a carência afetiva, física, emocional de portadores de necessidades especiais.


Tercival Campestre Barbosa -  Ministro do Evnagelho, Pedagogo, Psicanalista, Técnico de Enfermagem 


 http://www.deusebom.com/




MASSAGEM


Uma massagem suave ajuda o corpo a relaxar e proporciona uma sensação agradável. Quando você aplicar uma massagem, certifique-se de que também está relaxado. De outro modo, a tensão do seu corpo tornará difícil liberar a tensão do corpo de quem recebe a massagem.

Tire tudo que possa machucar a pessoa em quem vai fazer a massagem: anéis, relógio de pulso ou pulseiras, e veja se as suas unhas estão curtas e aparadas. Antes de começar, certifique-se de que o compartimento está quente e iluminação reduzida.

Faça a pessoa a quem vai dar a massagens, que deve estar nua ou vestir apenas roupa intima, deitar-se de barriga para cima sobre uma superfície firme e acolchoada  por exemplo, um tapete estendido no chão ou uma mesa coberta com um cobertor. Não use a cama, pois o colchão. ao afundar’, absorverá a maior parte da pressão.

Se você empregar óleo para bebê ou óleo vegetal para a massagem, aqueça-o primeiro nas suas mãos. Não massageie de modo algum a parte da frente do pescoço. Nunca exerça muita pressão no fundo das costas nem no estômago, nem aplique pressão diretamente sobre a coluna vertebral.


Como fazer massagem na parte de cima do corpo

Comece tamborilando de leve o rosto com as pontas dos dedos, partindo do centro para os lados e terminando com movimentos circulares nas têmporas. Massageie as faces e o maxilar, Ao longo das sombrancelhas,faça pressão e alivie várias vezes. Com as pontas dos dedos, massageie o couro cabeludo com força suficiente para fazer mover a pele.

Depois, segure a cabeça da pessoa, enquanto trabalha os músculos do pescoço com os dedos. Com suavidade, ponha a cabeça da pessoa para baixo e, com uma mão em cada ombro, empurre em direção aos pés. Manipule, amassando, os músculos que correm ao longo da parte superior do ombro. Esta técnica proporciona um bom efeito relaxante.

 

Como fazer massagem no tronco



Pouse as suas mãos, de palmas para baixo e polegares unidos, com a parte posterior das palmas logo abaixo da clavícula de quem recebe a massagem. Faça deslizar as mãos para baixo, aplicando pressão média sobre o peito e menos pressão sobre o estômago.

Em seguida, coloque as mãos com os dedos para baixo, num dos lados do corpo, e puxe os músculos para cima, alternando as mãos e aplicando movimentos de amassamento ao longo de toda a parte lateral. Repita do outro lado. finalmente, trabalhe a parte de cima do peito com as pontas dos dedos.



Como fazer massagem nos braços, mãos e pernas

Segure o pulso da pessoa com as duas mãos e aplique um movimento firme e deslizante na direção da axila; leve-a mão que ficou por cima até o ombro. Com ambas as mãos, puxe com força para baixo, ao longo dos lados do braço e por cima dos dedos.

Com o cotovelo de quem recebe a massagem dobrado e apoiado na superfície o rodei-e o pulso com as mãos e puxe até o cotovelo, Volte para trás sem aplicar pressão.

Com o o cotovelo na mesma posição, massageie a parte interna do antebraço com os polegares. Coloque a mão da pessoa sobre o seu ombro e aplique a mesma técnica no braço. Finalmente, agarre-lhe o braço com ambas as mãos e torça-as vigorosamente para trás e para frente ao longo de todo o comprimento. Repita o processo no outro lado.

Massageie a palma de cada mão com os nós dos dedos. Trabalhe as costas da mão e depois a frente com os polegares. Torça suavemente cada um dos dedos, dobrando-os ligeiramente para trás e para a frente, enquanto os massageia da base para o topo.

Faça para as pernas a mesma série de movimentos utilizada para os braços, massageando primeiro de baixo para cima e de novo para baixo a perna inteira, trabalhando em seguida para cima a coxa e depois a perna.

Segurando o joelho com as suas mãos, siga com os polegares o sulco em volta da rótula. Dê pancadinhas leves na rótula com as pontas dos dedos. Depois, aplique movimentos circulares nos lados do osso. Torça as pernas como fez com os braços e trabalhe os pés como fez com as mãos, aplicando mais pressão nos calcanhares.

 

Como fazer massagem nas costas



A pessoa deve agora deitar-se de barriga para baixo, com a cabeça lateralizada. Faça movimentos de amassamento nas nádegas; depois, torça os nós dos seus dedos indicadores nas concavidades de cada lado. Faça vibrar toda a área com a parte posterior das palmas das suas mãos.



Aplique um movimento longo e deslizando ao longo das costas, em seguida trabalhe com os polegares os sulcos de cada lado da coluna vertebral. Ao voltar para trás, enterre as pontas dos seus dedos indicador e médio bem fundo nos sulcos.




 Massageie com movimentos de amassamento os músculos da parte superior das costas e depois esfregue as mãos energicamente sobre elas.

A seguir, deslize as pontas dos dedos sobre todo o corpo e faça batimentos nos músculos com a borda das mãos. Termine a massagem aflorando todo o corpo com as pontas dos dedos.

 

Como fazer uma relaxante massagem


1. As massagens no rosto, cabeça e pescoço ajudam a aliviar as dores de cabeça e o cansaço dos olhos. Comece batendo no rosto com as pontas dos dedos e depois massageie delicadamense as têmporas com movimentos circulares.

rosto
2. Bata nas faces com suavidade mas cora firmeza e, em seguida, com  as pontas dos dedos, massageie ao longo do osso do maxilar.
rosto-2
3. Com o polegar e o indicador de cada mão, dê pequenos beliscões ao longo das linhas das sobrancerhas.
rosto-3
4. Coloque as suas mãos por trás do pescoço e massageie os músculos deste com movimentos firmes de baixo para cima.
massagem no rosto
5. Coloque as mãos por baixo das claviculas e faça movimentos deslizantes sobre o peito e o estômago.
massagem no torax
6. Puxe os músculos para cima com uma das mãos e depois com a outra, torcendo-os enquanto trabalha ao longo de cada lado. Depois, com movimentos circulares, trabalhe em volta do peito e do esterno
(à direita).
rosto-8
7. Segure o pulso com as duas mãos e massagaie para cima. Depois, puxe para trás com firmeza os lados e os dedos.
rosto-7
8. Segure o pulso firmemente com uma das mãos e com a outra massageia a parte interna do antebraço.
rosto-6
9. Com a pessoa que recebe a massagem deitada de barriga para baixo, massageie as nádegas. Depois, trabalhe com os polegares ao longo dos dois lados da base da coluna vertebral e enterre nos sulcos os dedos indicador e médio.


rosto-9


Uma cuidadora nos dias de Jesus  
 Lucas 7:37 a 50 

"E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;

E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.

Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.

Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.

E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?

E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.

Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.

Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.


Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.

E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?

E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. "