CUIDADORES... Mais que uma profissão, um dom ! |
Por Ministro Tercival |
A gravura, ilustra a parábola do bom samaritano. Ele encontrou alguém ferido no caminho e... cuidou dele ! Assistimos diariamente o drama de famílias com o desafio de encontrar bons cuidadores para familiares COM LIMITAÇÕES. Instituições particulares são caras, públicas são raras. Esta comunidade passa a prestar este serviço: Com cursos, palestras , investigação de antecedentes e cartas de referências, preparamos e selecionamos C U I D A D O R E S. Oferecemos: Conforto e segurança, nas atividades diárias, de crianças, jovens, adultos ou idosos que possuam alguma limitação. Solicite este serviço através do Telefone (11) 9864-1845 - C/ Sr. Tercival Ou, Neste site entre em FALE CONOSCO Atendemos São Paulo capital e Grande ABCDMR Como a gente ama, é claro que a gente cuida ! Serviços prestados por nossos cuidadores: Cuidados na alimentação Cuidados de Higiene: oral, íntima, banho, troca de fraldas, curativos Cuidados com aparência e vestuário. Cuidado no uso de medicamentos Cuidados na locomoção ou movimentação no leito Cuidados de acompanhante em eventos: sociais, familiares, comerciais, religiosos, médicos e de lazer Leitura de Jornais, livros, revistas, bíblia, correspondência Jogos de entretenimento e companhia - Dama, dominó, xadrez, baralho,Games, etc Nosso curso CUIDANDO EM CASA, segue à risca as normas do MTE - MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO que determina a CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES - CBO 2002 = Válido para cuidados com CJAI = Crianças, jovens, adultos e idosos. Descrição Sumária da função de cuidador: Cuidam de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida. Formação e experiência Essas ocupações são acessíveis a pessoas com dois anos de experiência em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, em funções supervisionadas de pajem, mãe-substituta ou auxiliar de cuidador, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio. Podem ter acesso os trabalhadores que estão sendo reconvertidos da ocupação de atendente de enfermagem. No caso de atendimento a indivíduos com elevado grau de dependência, exige-se formação na área de saúde, devendo o profissional ser classificado na função de técnico/auxiliar de enfermagem. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005. Condições gerais de exercício O trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade. A - CUIDAR DA PESSOA A.1 - Informar-se sobre cjai A.2 - Cuidar da aparência e higiene pessoal A.3 - Observar os horários das atividades diárias de cjai A.4 - Ajudar o cjai no banho, alimentação no andar e nas necessidades fisiológicas A.5 - Estar atento às ações de cjai A.6 - Verificar as informações dadas por cjai A.7 - Informar-se do dia-a-dia de cjai no retorno de sua folga A.8 - Relatar o dia-a-dia da cjai aos pais ou responsáveis A.9 - Educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários A.10 - Manter o lazer e a recreação no dia-a-dia A.11 - Desestimular a agressividade de cjai B - PROMOVER O BEM-ESTAR B.1 - Ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar B.2 - Dar apoio psicológico e emocional B.3 - Ajudar a recuperação da auto-estima, dos valores e da afetividade B.4 - Promover momentos de afetividade B.5 - Estimular a indepêndencia B.6 - Orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa B.7 - Acompanhar o cjai na sua necessidade espiritual e religiosa B.8 - Respeitar o idoso na sua necessidade espiritual e religiosa C - CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO DE CJAI C.1 - Participar na elaboração do cardápio C.2 - Verificar a despensa C.3 - Observar a qualidade e a validade dos alimentos C.4 - Fazer as compras conforme lista e cardápio C.5 - Preparar a alimentação C.6 - Servir a refeição em ambientes e em porções adequadas C.7 - Estimular e controlar a injestão de líquidos e de alimentos variados C.8 - Reeducar os hábitos alimentares da cjai D - CUIDAR DA SAÚDE D.1 - Observar temperatura, urina, fezes e vômitos D.2 - Controlar e observar a qualidade do sono D.3 - Ajudar nas terapias ocupacionais e físicas D.4 - Ter cuidados especiais com deficiências e dependências físicas de cjai D.5 - Manusear adequadamente cjai D.6 - Observar alterações físicas D.7 - Observar as alterações de comportamento D.8 - Lidar com comportamentos compulsivos e evitar ferimentos D.9 - Controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos, em domicílios D.10 - Acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar D.11 - Relatar a orientação médica aos responsáveis D.12 - Seguir a orientação médica E - CUIDAR DO AMBIENTE DOMICILIAR E INSTITUCIONAL E.1 - Cuidar dos afazeres domésticos E.2 - Manter o ambiente organizado e limpo E.3 - Promover adequação ambiental E.4 - Prevenir acidentes E.5 - Administrar o dinheiro recebido (per-capita) E.6 - Fazer compras para casa e para cjai E.7 - Cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai E.8 - Preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai F - INCENTIVAR A CULTURA E EDUCAÇÃO F.1 - Estimular o gosto pela música, dança e esporte F.2 - Selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade F.3 - Ler estórias e textos para cjai F.4 - Organizar biblioteca doméstica F.5 - Orientar a criança nos deveres educacionais, morais e cívicos F.6 - Ajudar nas tarefas escolares F.7 - Participar da elaboração do projeto de vida da criança e do adolescente F.8 - Acompanhar e apoiar o projeto profissional do jovem G - ACOMPANHAR CJAI EM PASSEIOS, VIAGENS E FÉRIAS G.1 - Planejar e fazer passeios G.2 - Listar objetos de viagem G.3 - Arrumar a bagagem G.4 - Preparar a mala de remédios G.5 - Preparar documentos e lista de telefones úteis G.6 - Preparar alimentação da viagem com antecedência G.7 - Acompanhar cjai em atividade sociais e culturais Z - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS Z.1 - Manter capacidade e preparo fisico, emocional e espiritual Z.2 - Cuidar da sua aparência e higiene pessoal Z.3 - Demonstrar educação e boas maneiras Z.4 - Adaptar-se a diferentes estruturas e padrões familiares e comunitários Z.5 - Respeitar a privacidade da cjai Z.6 - Demonstrar sensibilidade e paciência Z.7 - Saber ouvir Z.8 - Perceber e suprir carências afetivas Z.9 - Manter a calma em situações críticas Z.10 - Demonstrar discrição Z.11 - Observar e tomar resoluções Z.12 - Em situações especiais, superar seus limites físicos e emocionais Z.13 - Manter otimismo em situações adversas Z.14 - Reconhecer suas limitações e quando e onde procurar ajuda Z.15 - Demonstrar criatividade Z.16 - Lidar com a agressividade Z.17 - Lidar com seus sentimentos negativos e frustações Z.18 - Lidar com perdas e mortes Z.19 - Buscar informações e orientações técnicas Z.20 - Obedecer normas e estatutos Z.21 - Reciclar-se e atualizar-se por meio de encontros, palestras, cursos e seminários Z.22 - Respeitar a disposição dos objetos de cjai Z.23 - Dominar noções primárias de saúde Z.24 - Dominar técnicas de movimentação de cjai para não se machucar Z.25 - Dominar noções de economia e atividade doméstica Z.26 - Dominar noções de educação pedagógica Z.27 - Educar crianças e jovens Z.28 - Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala Z.29 - Conciliar tempo de trabalho com tempo de folga Z.30 - Doar-se Z.31 - Demonstrar honestidade Z.32 - Conduta moral |
Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. I Aos coríntios 13:1