quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Enfermagem e os dez certos. Chega de silêncio!




Gradativamente a enfermagem vem sendo sobrecarregada com mais exigências profissionais.

Minha mãe, auxiliar aposentada, ficou surpresa, ao saber que nós hoje fazemos a barba dos pacientes... No seu tempo no Hospital das Clínicas, havia um Barbeiro!

Quando Fiz o curso, falava-se em 5 certos. Hoje faço as contas e verifico que são Dez!

Para que o leigo entenda: Antes de realizar qualquer procedimento com paciente, oferecer um simples comprimido, por exemplo, devemos verificar estas DEZ situações:

01- Medicamento certo
02- Via de administração certa
03- Dose certa
04- Procedimento certo
05- Horário certo
06- Paciente certo
07- Estado clinico certo
08- Consentimento certo
09- Prescrição certa
10- Postura profissional certa

Fatalidades que chegam à mídia,   podem tratar de haver não se cumprido APENAS um destes certos.

Vejam por que digo APENAS:

Em uma Ala de clínica médica, um auxiliar fica em média com  6 pacientes.

Os pacientes são medicados, 3 vezes no plantão, recebendo em média 10 procediemntos cada paciente.

Então vamos ás contas:

10 procedimentos X 10 certos X 6 pacientes X 3 horários =  1800 certos por Auxiliar ou Técnico de Enfermagem em um plantão de 12 horas.

O COREN de São Paulo divulgou que somos atualmente 413.000 profissionais X 1800 certos = 743.400.000 certos por dia

Não estou citando é claro, as situações absurdas e constantes em que um só auxiliar atende a 18 pacientes durante um plantão como já aconteceu comigo, e a conta acima, prevê um plantão sem nenhuma  intercorrência !

Se levarmos em consideração as condições em que estes 743.400.000 certos são praticados, promoveremos os profissionais de enfermagem ao status de heróis!

É por isso que eu digo: " A diferença entre o aplaudido bombeiro e o criticado auxiliar de enfermagem é que o primeiro salva vidas em público e o segundo atrás de um biombo rasgado"

Sr Alexandre Padilha ao inaugurar a UPA do Jardim Zaira em Mauá, dirigiu-se a enfermagem e disse:

"Agora vocês tem que trabalhar com amor... Não adianta inaugurar um equipamento destes se vocês não trabalharem com amor.. Vocês tem que ser como aqueles ali ..." E apontou para os profissionais do Samu que assitiam o evento...

Pobre ministro da Saúde... Aquela equipe de enfermagem a qual se dirigia, ele não sabia.... Eram os heróis do Hospital Nardini, que nas piores condições humanas e profissionais possíiveis, haviam carregado aquele hospital nas costas nos últimos DEZ anos, com remédio, sem remédio, com salário, sem salário, com médico e sem médico, com prefeito e sem prefeito!  Aqueles profissionais aguardaram ansiosos a chegada da  FUNDAÇÃO, que era a grande promessa de melhora para o Nardini  e quando a FUNDAÇÃO chegou, foi declarado que aqueles HERÓIS DA RESISTÊNCIA, não tinham o perfil necessário para desfrutar das melhorias que chegaram e foram JOGADOS nas UBSs de beira de rio.... Estavam ali com a esperança de finalmente estar recebendo condições dignas de trabalho e reconhecimento público na festa de inauguração mas, mais uma vez  foram  humilhados em público. Aqueles profissionais  "sem amor", compraram remédios, material de higiene e pagaram profissionais de limpeza com os próprios salários para o hospital Nardini não parar de atender a população.

Com todo respeito pelos profissionais do SAMU, que também são profissionais de enfermagem, é fácil ser bem quisto pela população quando seu tempo de convivência com o profissional é de apenas alguns minutos!

Com reconhecimento público ou não, PARABÉNS enfermagem! Vocês são o máximo !

Parabéns por acertar MAIS OU MENOS  743.400.000(Setecentos e quarenta e três milhões e quatrocentos mil) vezes por dia !