segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

FALE COM ELAS !




A paciente não respondia a estímulos. Não verbalizava. Olhos cerrados. Quando os abria, eram estáticos, sem resposta, há dias. Sonda naso enteral, traqueostomia, sonda visical de demora, ulcera por pressão enorme, 25cm de diâmetro, profunda, purulenta,secretiva, fétida, com áreas de necrose, e fibrina mostrando os ossos na região sacra. Em isolamento por bactéria multi resistente. Histórico: Avci + pcr durante o tempo de uti + dm

A cicatrização da UPP era satisfatória, o grupo de pele investiu em materiais e orientação. A filha que visitava a paciente era "especial", possuia algumas limitações. Isto sensibilizava mais ainda toda a equipe multiprofissional.

Esta paciente foi vencendo todas as etapas, retirou TQT, alterando o calibre das canulas gradualmente, respondendo a estímulos, dolorosos, de contato, verbais, verbalizando com a oclusão da canula! Movimentos parciais de membros, superiores, inferiores, cicatrização completa da UPP e deambulando!

Todas as vezes em que lhe ministrava banho no leito,e realizava os curativos, não sei por que , mesmo durante todo o tempo em que ela não respondia, não reagia, eu lhe dizia bom dia, e perguntava: Vamos ouvir "Excelente" ? - Mesmo é claro sem a resposta dela, ligava o celular e  lhe ministrava um excelente banho...

Emocionante foi que ela passou a verbalizar durante um período em que eu estava de folga.  Os colegas contaram que ela estava desperta, verbalizando. Fui ao quarto para ouvir pela primeira vez a voz de minha amiga de meses.

Ela ocluiu a TQT e com a voz rouca característica, ao me ver  disse:

Vamos ouvir  "Excelente" ?

A filha "especial", pintou toda a casa sozinha  e, assistindo "Ana Maria Braga", aprendeu a fazer bolos para receber  a mãe em casa quando recebeu alta hospitalar.

Para entender a emoção desta história, clique no link abaixo, entre na "RÁDIO VOZ DA ESPERANÇA" Coloque as músicas em ordem alfabética (A-Z)  e ouça a música "Excelente", de autoria do meu maninho caçula Tarcisio Campestre Barbosa.